segunda-feira, 2 de setembro de 2013


“ A verdadeira filosofia é reaprender a ver o mundo” (Merleau  Ponty)

Nos primórdios da descoberta da filosofia, os filósofos gregos buscavam compreender a si mesmos. Grandes pensadores, como Platão, Aristóteles e Sócrates, contribuíram para a percepção da descoberta do homem de corpo, alma e mente.

Antigamente, a filosofia baseava-se em desvendar os segredos do homem, hoje deveria basear-se em reaprender  a ver o mundo. Porém não basta só isso é preciso querer mudar para mudar, sair da zona de conforto, agir é essencial para traçar metas e objetivos.

Devemos pensar em como o homem e a filosofia veem o mundo. Pois se o homem evoluiu e contribuiu para o avanço da sociedade, as percepções também mudaram. Mas mudaram para melhor ou pior? Podemos perceber essa evolução na educação quando comparamos a educação de antes com a de hoje, vemos que a visão do homem quanto ao comportamento mudou,o Behaviorismo, por exemplo, era um conceito utilizado nas escolas antigamente através do comportamento, hoje já é questionado por profissionais da educação, devido aos seus métodos de ensino que não trabalhava a consciência do indivíduo.

A filosofia faz com que as pessoas possam refletir, questionar-se para poder conhecer melhor uns aos outros, desta forma, ter uma visão panorâmica, para isso, a humanização deve existir em todas as nações, primeiramente temos que imaginar e agir como gostaríamos de ser tratados em relação a tudo e a todos. Tratar bem é humanizar-se, dar valor a família, amigos e aos relacionamentos pessoais, comerciais, e tudo que tiver importância ao seu redor.

Por fim, podemos observar que a filosofia permite-nos, reaprender a ver o mundo que esta em processo de desenvolvimento contínuo.

“É na educação dos filhos que se revelam as virtudes dos pais “ ( Neto, Coelho) “Têm qualidade de vida o sujeito que consegue tomar as rédeas de sua própria vida”.